Como é feita a escolha dos times nos projetos da Kamus?

Sempre que um profissional se interessa em ser um coworker na Kamus eu recebo frequentemente a mesma pergunta do título desse artigo. É uma dúvida muito comum e então nós resolvemos transformá-la num post.

A Kamus foi idealizada baseada em 3 princípios básicos para os coworkers:

  • Jobs que não mudam escopo todo tempo
  • Prazo de produção aceitáveis
  • Pagamento justo e com data definida

A máxima é que cada coworker trabalhe com 100% foco no job em que foi alocado, usando a sua conveniência de local e tempo, gerando maior qualidade vida. Na Kamus nós acreditamos que esse cenário é bom para os coworkers, como também é para os clientes, que terão resultados mais satisfatórios.

Como é o critério de montagem do time?

Por conta disso, cada projeto que chega por aqui, gera um interesse de vários profissionais que respondem os briefings de montagem de times e nós precisamos criar um critério para a escolha dos profissionais. São eles:

  • Perfil do coworker – Quanto mais o perfil for próximo ao tipo de projeto, melhor!
  • Experiências anteriores – Vale muito possuir experiência em projetos similares ao que vamos atuar.
  • Disponibilidade – Com o time definido, o início de produção leva no máximo até 48h.
  • Velocidade no retorno – Quanto mais rápido você entrar em contato mostrando interesse, maiores as suas chances.

E como funciona na prática?

Assim que um contrato é fechado na Kamus, nós entramos agendamos uma reunião remota com o cliente (ou responsável pelas aprovações) para criarmos o documento de briefing. Além de informações técnicas, essa conversa traça o perfil conceitual do projeto, fundamental para a escolha dos profissionais.

Depois disso a Kamus envia um e-mail para toda a base (E-mail e Slack) com um vídeo explicativo com todos os detalhes do projeto e cada coworker interessado nos responde contando a sua ideia sobre o briefing do projeto. É baseado nessa resposta é que avaliamos o perfil do coworker e definimos o time.

Se você quiser receber o envio do briefing toda vez que estivermos montando um time, cadastre-se na base de e-mails ou participe do grupo Slack da Kamus e responda sempre que se interessar por um projeto.

Como eu posso participar dos projetos na Kamus?

Quando Tim Berners-Lee criou a primeira página de Internet do Mundo em 1991, ele imaginava que a sua criação ajudaria a troca de informação entre pessoas dando acesso a qualquer tipo de assunto de qualquer lugar do planeta. Passados mais de 35 anos, hoje é praticamente impossível viver fora da Internet uma vez que estamos conectados praticamente 100% do tempo.

E se estamos sempre conectados, os novos negócios moldam a nova economia e empresas não podem mais se dar ao luxo de não possuírem uma presença online, seja através dos seus sites ou redes sociais. Na Kamus nós acreditamos que a comunicação forma novas oportunidades de negócios e montamos times multidisciplinares para isso.

Designers, desenvolvedores, redatores e planners, todos são bem-vindos na Kamus!

Aqui focamos o trabalho de nossos projetos usando a inteligência coletiva, onde cada profissional contribui para o sucesso de um cliente. Não é a toa que nós chamamos vocês de coworkers!

Como cada projeto deve atingir centenas de milhares de pessoas, nada mais inteligente do que o time tenha voz e contribua criando uma melhor experiência para usuário, além de integrar melhor as disciplinas, tão departamentalizadas pelo mercado.

Na Kamus não temos barreiras, nem mesas, nem plaquinhas na porta. Cada um trabalha onde quiser e como quiser. Só 3 coisas são sagradas na Kamus: Briefing, prazo e criatividade!

Como eu vou acompanhar a produção do que é feito?

Nós sabemos o quanto é difícil lidar com a comunicação em equipe quando estamos num projeto. Em geral são muitos e-mails com cópias para todos do time, muitas mensagens agrupadas, outras separadas, isso sem falar dos e-mails com assuntos genéricos em vez de específicos, entre outras situações.

Isso definitivamente não é produtivo, e pior, o projeto fica comprometido.

Na Kamus nós usamos a plataforma Trello para gerenciar os projetos dos nossos clientes. Com ela o fluxo de produção é centralizado, bem como a comunicação com a equipe e cliente, seja pelo browser, tablet ou smartphone.

Baseado na metodologia Kanban, que visa manter o fluxo de produção sem interrupções, com uma visão clara das demandas e dos possíveis gargalos, o Trello se torna um grande aliado nas tomadas de decisões da produção, agregando muito valor nos projetos.

Conhecendo a plataforma Trello

Para entender o funcionamento do Trello é preciso conhecer os seus principais itens. Começamos pelo ‘board‘ (quadro, em português), que é o local onde o projeto estará.

No ‘board‘ definimos quem faz parte do projeto adicionando todos os membros da equipe, inclusive o cliente.  Para isso, todos devem possuir uma conta na plataforma. O cadastro é gratuito e dá pra criar um perfil em menos de 2 minutos.

Dentro de cada ‘board‘ é possível criar várias ‘lists‘ (listas), de acordo com as necessidades do projeto. As ‘lists‘ funcionam como fases no processo de produção. Na Kamus nós organizamos os projetos com as seguintes fases:

  • Inbox – Aqui temos o repositório de todas demandas do projeto.
  • Doing – Quando uma demanda está nessa lista, significa que estamos executando as suas respectivas tarefas naquele momento.
  • Homologation – Lista de conclusão da demanda. Aqui é o momento de avaliar o que foi feito e comentar os possíveis ajustes.
  • Review – Uma vez homologado, a demanda que é movida para essa lista, todas as novas demanda sugeridas nele deverão ser executadas.
  • Done – Quando uma demana chega nessa lista, significa que tudo está correto e implementado.

Por fim, o último item é a própria demanda em si, que é representada pelo ‘card‘ (cartão). Nela, nós configuramos quem atuará no ‘card‘, que tipo de demanda é, quando precisa ficar pronta, além de outras informações.

Dessa forma, o processo é todo feito através da movimentação dos ‘cards‘ através das ‘lists‘ evitando ter que lidar um volume de e-mails gigante enquanto a produção é feita.

Quais as vantagens desse formato?

A metodologia Kanban nos permite ter um fluxo de produção muito contínuo, independente da quantidade de pessoas envolvidas. Como as tarefas são independentes, cada membro trabalha na sua demanda conforme a sua conveniência. O papel da Kamus é acompanhar a produção e garantir que todos mantenham o fluxo, ajustando-o quando necessário.

Na plataforma Trello isso fica muito claro. Dá facilmente para perceber quando uma demanda não evolui mudando de fase. E isso nos permite trabalhar na solução ou ajuste rapidamente, enquanto todas as outras demandas continuam sendo concluídas.

Até mesmo começar um projeto é bem simples com o Trello. Como os produtos da Kamus possuem escopo fechado, nós já temos os modelos prontos de todos os produtos e em menos de 5 minutos, já é possível criar um ‘board‘ para um novo projeto. A ideia é que na Kamus a experiência na produção do seu projeto seja simplesmente espetacular! Que seja sem estresse e rápido, dando espaço para você focar naquilo que você mais precisa:

Na solução dos seus negócios!

O que é “Escopo fechado” e como isso influencia a contratação na Kamus?

No artigo passado eu contei que a ideia da Kamus surgiu da repetição do formato dos projetos que eu estava fazendo ao longo dos anos. Claro que isso não significa que os projetos eram iguais. Não, muito pelo contrário. Todos tinham características próprias, além da personalidade da empresa que havia me contratado.

Mas então, o que é “escopo fechado” afinal?

A palavra escopo significa “aquilo que se pretende atingir, é a finalidade, o alvo que foi estabelecido como meta final”. Na Kamus, escopo do projeto são as tarefas que devem ser cumpridas para que o produto seja entregue baseado nos seus objetivos.

Isso significa que as tarefas são recorrentes, mas a particularidade em cada uma delas são individuais, portanto, não limitam o projeto.

Vamos ilustrar com um exemplo prático. Todos os projetos que contratarem o produto “Criação de site WordPress com layout exclusivo“, terão as seguintes etapas de produção:

  • Configuração inicial
  • Análise S.W.O.T.
  • Arquitetura de Informação
  • Wireframe
  • Criação de layouts em PSD
  • Gestão de Conteúdo
  • Teste de uso
  • Lançamento
  • Treinamento WordPress

Agora imagine que a sua empresa é um escritório de contabilidade, por exemplo. Há nesse mercado um conjunto de páginas que são fundamentais para o seu negócio, certo? Esse mesmo conjunto de páginas não serve para projetos de empresas como Casa de Festas, Clínica dentária ou fábrica de rodas.

Para cada uma dessas empresas a comunicação será feita conforme a necessidade levantadas no briefing junto com o cliente. A voz da comunicação desse projeto é descoberta na fase “Análise S.W.O.T.“, onde a pesquisa irá mostrar como o mercado dessa empresa atua e qual é a percepção do seu público consumidor. E isso não tem nada a ver com escopo!

(Cena da série de humor “Silicon Valley” da HBO, onde o personagem Jared está tentando ensinar para o seu time o conceito da Análise S.W.O.T.)

O Escopo é fechado, mas a criatividade é ilimitada!

Agora que vocês já entenderam que o escopo não limita a criatividade dos produtos da Kamus, é fundamental esclarecer que qualquer tipo de negócio é bem-vindo por aqui. Todos os coworkers possuem liberdade para criar soluções para cada tipo de negócio. Mais do que isso, nossos coworkers são estimulados a participar, independente da sua área de atuação.

O trabalho de cultura é feito internamente no canal do Slack da Kamus onde diariamente levantamos temas de cada área para debatermos e acima de tudo, pensarmos numa comunicação cada vez mais focada na experiência do usuário, sobretudo nos negócios dos clientes.

E se você é empresário e quer saber mais como a Kamus pode auxiliar a sua empresa a criar uma comunicação mais engajada com o seu público, acesse a página dos nossos produtos e converse conosco!

Como funciona a precificação das horas-técnicas?

Das perguntas que recebemos na Kamus, a relação da precificação é uma das mais frequentes e para respondê-la eu preciso contar como surgiu o projeto Kamus antes, vamos lá!

Analisando os dados de 8 anos de atuação

A Kamus nasceu da minha experiência de 8 anos como freelancer. De vez em quando eu precisava terceirizar algum serviço para agregar ao projeto. Por exemplo, na criação de sites em WordPress com layout exclusivo, eu tinha que contratar um programador para criar a versão HTML do meu layout feito no Photoshop, e depois esse profissional ainda tinha que implementar e configurar para o layout funcionar corretamente no WordPress.

Essa situação passou a ser cada vez mais recorrente nos últimos anos e eu acabei tabulando todos os dados numa planilha com a relação tempo de produção x custo. O mesmo aconteceu com outros serviços, como criar um layout de e-mail marketing, criação de logotipo e material de escritório, etc. Tudo passou a ser tabulado nesse documento.

Por conta disso eu percebi que os prazos eram na maioria das vezes bastante semelhantes e desde que eu aderi a ferramenta Trello para acompanhar a produção dos meus projetos, eu criei modelos de ‘cards‘ com todas as demandas baseadas nessa planilha. Foi aí que eu percebi que os meus projetos possuíam escopo fechado.

Quanto custa a hora de cada profissional?

Quando eu decidi tirar a Kamus da gaveta, eu queria saber quanto pagar para cada profissional e então eu fiz uma pesquisa com os meus contatos nas redes sociais e nos grupos de criação e desenvolvimento que eu fazia parte. A pesquisa rodou durante uns 2 meses e então cada um dizia quanto cobrava pela sua hora-técnica, e eu cheguei na média dos seus valores.

Criar a precificação foi bem fácil. Eu peguei o tempo que cada profissional atuava num determinado tipo de projeto e multiplicava pelo valor da hora-técnica e na remuneração da sua atuação. Somando os valores de todos os profissionais do projeto, cheguei então no preço final para o cliente!

Agora que você sabe como é a precificação na Kamus, que tal iniciar a comunicação da sua empresa, marca, serviço ou produto contratando um dos nossos produtos? Gostou da ideia? basta clicar no botão a seguir para receber um orçamento automaticamente!